Visita ao CIEP Tarso de Castro

A presença dos estudantes surdos ainda desafia gestores e professores da rede de ensino. Conhecer a língua do aluno incluído é indispensável, durante o processo de aprendizagem, ela será a mediadora de toda prática pedagógica, entretanto, a língua não é ferramenta suficiente para educar.

Durante visita a escola Tarso de Castro fomos acolhidos com recepção calorosa, onde tivemos a oportunidade de apresentar as possibilidades da literatura construída com finalidade educativa (para estudantes surdos no Ensino Fundamental).

Sem as mesmas competências auditivas que os ouvintes, os estudantes surdos são carentes de propostas educativas que lhes sirva para ampliação do conhecimento de mundo, além disso, a literatura lhes serve como fomento a “Pedagogia Surda”, uma Pedagogia embasada principalmente na visualidade. Uma nova proposta que facilita a compreensão de surdos.

Com a presença da comunidade escolar, falamos sobre as possibilidades da literatura e sobre a necessidade de oferecer acessibilidade aos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top