Convite recebido, convite aceito. O convite foi feito pelo Departamento de Ensino Superior (DESU), através dos organizadores do evento. Nesta mesmo Instituto que me graduou, me deu duas especializações Lato-sensu e atualmente sou aluna da extensão de Matemática.
Como egressa, me senti honrada em apresentar minha escrita e propostas educativas para professores e estudantes surdos.
Até aqui, a literatura oferecida aos surdos girava em torno do Maravilhoso, com textos criados por escritores ouvintes. Fábulas com personagens que não tinham as mesmas características e necessidades educativas da comunidade dos surdos, por isso, foram adaptadas com alguns artefatos específicos da cultura do outro e passaram a ser oferecidas às crianças. Os textos originais que fazem parte da cultura ouvinte, ora são adaptados, ora são traduzidos para Língua de Sinais.
O material educativo que crio e apresento, está embasado no previsto na BNCC (*) (2017), onde busco proporcionar reflexão sobre temas atuais da sociedade e proporcionar conhecimento de mundo aos leitores surdos, fomentar o acervo literário para leitores de imagens, favorecer o multiletramento, multidisciplinaridade e contribuir com recursos educativos para a Pedagogia surda.
(*) Base Nacional Comum Curricular